Quer fazer uma festa para o seu filho e não tem nem ideia por onde começar?
Deixa que eu te ajudo!
1 - Orçamento
Defina antes de tudo quanto você quer pagar ao todo, isso irá te ajudar a escolher os fornecedores para a sua festa. Faça uma lista com cada item que você pretende gastar.
2 - A lista de convidados
Antes de tudo, faça a lista de convidados! É por meio da quantidade de pessoas presentes que você terá noção de onde realizar a sua festa e quanto aproximadamente você gastará.
3 - Organização
Comece a planejar o quanto antes: de 6 meses a 1 ano se for fazer em buffet, pois acredite, é muito necessário, porque as datas que você planeja fazer podem estar indisponíveis e as parcelas também serão mais suaves para caber no seu bolso.
Se você for contratar alguém para organizar a sua festa, este é o momento. Se for realizar você mesma, faça um checklist estipulando as tarefas, serviços e prazos.
4 - Quem convidar?
Até os 4 anos, recomenda-se que os pais das crianças estejam presentes. Após essa idade, tudo bem não os chamar. Para isso, basta colocar só o nome da criança ou ainda escrever um recadinho no convite, como: “Pais e mães, aproveitem para tirar um tempo livre juntos!”. Acredite, funciona mesmo.
5 - O que servir? Que músicas usar?
Defina o cardápio com base no horário da festa. Pense em opções saudáveis, mas não abandone totalmente as delícias tradicionais. Há sempre alguém que espera os aniversários para comer os salgadinhos e as guloseimas.
E uma boa playlist são os combustíveis para sua festa, prepare uma lista de músicas que combine com seu evento, agradando a todos.
6 - Como calcular a quantidade de comida?
Ao contratar um buffet, eles saberão a quantidade necessária de cada item. Se você mesma for organizar, a festa clique aqui e utilize a Calculadora de Festa!
7 - Que tema usar na decoração?
Crianças até os 2 anos não sabem escolher o tema, então a escolha será sua. Escolha um tema que combina com seu filho. Normalmente crianças gostam de desenhos e coisas coloridas. A partir do 3º ano ele já poderá opinar.
8 - Como animar a festa?
Se for em buffet, normalmente eles oferecem algumas atividades. Se você mesma estiver fazendo, oficinas de artesanato ou de pintura é uma boa ideia!
9 - Quantos monitores contratar?
O ideal é ter um monitor para cada dez crianças de 3 a 6 anos, além de uma pessoa em cada brinquedo, caso haja, para evitar acidentes.
10 - Quando enviar os convites?
Tente entregar entre 15 e 30 dias antes da festa. Tudo bem mandar os convites por e-mail ou pelas redes sociais, mas telefone para saber se todos os convidados receberam. E não se esqueça de chamar as pessoas que não usam essas tecnologias!
11 - Lembrancinhas
Com ideias criativas e práticas, você pode agradar a todos: a peça que cada criança produzir na oficina de artesanato da própria festa, por exemplo, pode ser levada como lembrancinha. Calcule sempre algo a mais para poder agraciar convidados de última hora.
12 - O grande dia!
Se você contratou um buffet de confiança, relaxe! Chegue na hora, animado e feliz! Aproveite que contratou um buffet para se preocupar com a festa e preocupe-se com você!
Dica: Os buffets ficam prontos na hora, pois é comum terem duas festas no mesmo dia. Além disso, os funcionários geralmente almoçam ou jantam antes de começar o serviço e nada mais desagradável que chegar e encontrá-los comendo, não é mesmo? Para ter aquele impacto gostoso, ver os olhinhos do seu filho brilharem ao chegar e ver tudo lindo, a mesa arrumada, os balões já pendurados, a música tocando, o ar condicionado geladinho… Não chegue antes da hora marcada, o mesmo vale para os convidados.
13 BONUS - O mais importante rs
Não esqueça de contratar um fotógrafo que se identifique para não perder momento nenhum e ficar tranquila que terá registro de tudo que é importante e dos melhores momentos!